Câmbio em tela de Tesla gerou confusão que pode ter matado bilionária

Angela Chao, irmã da ex-secretária de transportes dos EUA e proprietária do modelo X, já tinha problemas com o shifter touchscreen do veículo

Tesla quer tornar jogos da Steam compatível com seu sistema de infotenimento
Confusão entre as marchas 'drive' e 'reverse' fez com que o Tesla de Angela Chao caísse em um lago (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 15/03/2024 às 08h02
Atualizado em 15/03/2024 às 14h13

As telas estão cada vez mais presentes nos carros e, inclusive, estão substituindo botões, hastes e alavancas no controle de funções primordiais. Esse é o caso do sistema de troca de marchas do Tesla Model X que matou a bilionária estadunidense Angela Chao no mês de fevereiro.

Angela Chao era irmã da ex-secretária de transporte dos Estados Unidos, Elaine Chao, e cunhada de Mitch McConnell, senador americano. Tudo aconteceu quando o carro da empresária afundou em um lago artificial que fica em seu rancho no Texas e ela acabou se afogando dentro do veículo inundado. De acordo com relatório do The Wall Street Journal, a interface de telas sensíveis ao toque do Tesla pode ter sido responsável pela queda do automóvel na água.

Tela de troca de marcha da Tesla gera confusão e mata bilionária estadunidense
Angela Chao era CEO da empresa de transporte Foremost Group e casada com Jim Breyer (Foto: Frazer Harrison | Getty Images | Reprodução)

VEJA TAMBÉM:

No ano de 2021, a montadora de Elon Musk adotou uma nova interface touchscreen para o câmbio de seus modelos que, segundo o jornal estadunidense, já havia causado problemas para Chao. O relatório afirma que, ao fazer uma manobra de retorno na estrada, a bilionária engatou a marcha ré repentinamente, quando deveria ter ido para frente. O Tesla Model X tombou em um barranco e acabou caindo no lago.

Tela de troca de marcha da Tesla gera confusão e mata bilionária estadunidense
Sistema de troca de marchas adotado pela Tesla gerou confusão entre os consumidores por não ser intuitivo (Foto: Tesla | Reprodução)

Angela Chao ligou em pânico para uma de suas amigas e pediu socorro, mas não conseguiram retirá-la a tempo. O acidente gerou muitos questionamentos a respeito, tanto do complicado sistema de abertura de emergência das portas do automóvel, quanto a troca de marchas por meio de telas, que já incomodava a empresária. Ela havia comentado com amigos que já tinha confundido as funções “drive” e “reverse” várias vezes enquanto dirigia. E ela estava longe de ser a única.

Problema no sistema de troca de marcha touchscreen Tesla é antigo

De acordo com o portal Business Insider, 12 reclamações relacionadas à marcha ré do Tesla foram encontradas em um banco de dados de reclamações do Departamento de Transportes dos EUA. Do total, sete disseram que a maneira com a qual a Tesla projetou a mudança de marcha era confusa, o que levava as pessoas a acionarem a ré quando queriam ir para frente ou vice-versa.

As outras cinco queixas relataram que seus carros estavam alternando entre “drive” e “reverse” espontaneamente. Esse último problema também foi mencionado algumas vezes em um Fórum da Tesla. No ano de 2022 um consumidor relatou quase ter sofrido um acidente devido à falha.

Além disso, a Tesla coleciona outras ‘inovações’ que se tornaram verdadeiros problemas para seus consumidores, como a frenagem fantasma e as janelas inquebráveis que dificultaram o resgate de Angela Chao, tanto pelos amigos, quanto pelo corpo de bombeiros do Texas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário